Sobre

Sobre

Este projecto é parte integrante da participação portuguesa na 14ª Mostra Internacional de Arquitectura, La Biennale di Venezia. Em Veneza, o pavilhão português propõe uma reflexão sobre a habitação em Portugal, através de três edições do jornal Homeland. Essa reflexão toma forma em seis projectos concretos, localizados em seis municípios do país, cada qual focando-se num tema predeterminado pelo curador Pedro Campos Costa.

No jornal Homeland, o tema Informal é editado pelo ateliermob, que reivindica a cidade informal como campo legítimo para a prática da arquitectura. O projecto prático é elaborado por Paulo Moreira, arquitecto que propõe uma intervenção no Monte Xisto, uma área urbana de génese ilegal em Guifões, na periferia de Matosinhos. Cada uma das três edições da secção Informal tem a colaboração de um fotógrafo – Nelson D’Aires, Paulo Pimenta e Valter Vinagre.

Primeira Pedra – Monte Xisto apresenta a proposta arquitectónica de consolidação da encosta do Monte Xisto, juntamente com três séries fotográficas mostrando aspectos da ordem urbana, material e humana daquele território. Este site complementa a publicação e a exposição apresentada simbolicamente na Câmara Municipal de Matosinhos, o lugar de representação de todos aqueles que deram sentido ao trabalho.